Estupro no BBB?

Daniel e Monique

Na madrugada de domingo, dia 15, supostamente ocorreu um estupro no Big Brother Brasil, programa exibido pela Rede Globo. Enquanto a participante Monique dormia, bêbada e inconsciente, Daniel a teria estuprado. Alguns falam em jogo de marketing e racismo contra Daniel, o único participante negro. A Globo tentou omitir o caso, manipulou as cenas que foram exibidas e agora Daniel foi expulso do programa.

O problema é que no imaginário popular o estupro é relacionado a um homem estranho que ataca uma mulher em um beco escuro à noite, mas o estupro não se dá somente dessa forma, pois em grande parte das vezes ele é cometido por pessoas conhecidas, “amigos” ou da própria família. O estupro se define por um ato sexual feito sem consentimento. O caso de Monique é previsto na lei como “estupro de vulnerável”, ou seja, quando a vítima não consegue oferecer resistência ao ato (seja por estar entorpecida por drogas ou álcool, ter retardo mental e etc.). Se Monique não disse não, isso não significa que ela quis dizer sim.

O acontecimento serve para colocarmos em questão o que é um estupro, vermos que ele é mais comum do que gostaríamos de acreditar. Temos que lembrar que a responsabilidade do estupro é do homem que o comete, não da vítima. Cabe aos homens respeitarem as mulheres e não estuprar. Uma pessoa inconsciente não consegue dizer sim ou não, portanto não é uma boa ideia ter uma relação sexual com ela. Se a Globo deu bebida aos participantes, a mesma não obrigou Daniel a fazer o que fez, ele não é a vítima do caso e é o seu ato e não a sua cor que gerou isso tudo. Não interessa a roupa que Monique estava ou o seu comportamento habitual, sexo sem consentimento é estupro!

Anúncios
  1. #1 por Anônimo em 17/01/2012 - 5:06 pm

    Ótimo texto! Parabéns!
    Vai bem no “x” da questão!
    Estou recomendando este texto pra todo mundo do meu face ler! Essa é uma ótima oportunidade para levantar a questão do machismo!

  2. #2 por Raposa Yuudai (@RaposaYuu) em 17/01/2012 - 5:45 pm

    Texto simples e direto, meus parabéns!
    O que as pessoas têm que entender é que, sim, o programa é um lixo e as pessoas se comportam lá dentro como se estivessem em um bordel, mas o que aconteceu nesse caso não deixa de ser um reflexo da própria sociedade, que é misógina e trata casos como esse com desdém… ¬¬

  3. #3 por Xico em 18/01/2012 - 11:11 am

    Se eu não te ver, Bom dia, boa tarde e boa noite

  4. #4 por Gabriel Tuk em 06/02/2012 - 8:41 am

    Estava circulando por aqui e não pude deixar de ver o texto. Acrescento ainda o fato de que a Globo não fez NADA na hora em relação a isso. Deixou passar pra depois resolver. É o ápice da exploração pelo entretenimento… E agora, duas semanas depois, as pessoas continuam assistindo como se nada disso tivesse acontecido…
    Isso sem contar a possibilidade de (e eu não duvidaria se a Globo fizesse isso) este estupro ser uma encenação por audiência…

    Abraços!

  5. #5 por Gritos Libertários em 09/02/2012 - 10:30 am

    Pois é, também não descarto a possibilidade de tudo ter sido uma encenação, o que me deixa decepcionada com os dois que aceitaram fazer isso.
    De modo algum no texto eu quis tirar a culpa da globo, mas quis acentuar a culpa do cara. Enfim, quem sabe o que realmente aconteceu foram eles.
    De qualquer modo o ocorrido foi útil para colocar o tema estupro em pauta.

    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: